Muitos traders novatos ficam em dúvida em relação a diferença entre ordem limite para uma ordem a mercado. Por causa disso, geralmente acabam cometendo erros que podem custar caro. É muito importante também saber a diferença entre elas, para entender qual usar quando for configurar sua ordem STOP.

Este artigo visa esclarecer essa dúvida de forma simples e direta.

Ordem Limite de compra/venda

Quando você envia uma ordem limite (limit order) de compra ou de venda, você está pensando em preços futuros. Por exemplo, o Bitcoin está custando hoje $9150 e você quer comprar quando o preço chegar em $8900, neste caso você deverá usar uma ordem limite configurada em $8900. Quando o preço chegar no valor pré-definido, a ordem será executada. Simples né? Nem tanto. A desvantagem das ordens limite é que não há garantia de que o pedido será totalmente preenchido (ou até mesmo parcialmente preenchido). Você terá que esperar o price action acontecer e torcer para chegar nos preços determinados.

Porém muitas vezes você quer comprar/vender o ativo o quanto antes, pois está crendo que, o preço está à beira de uma movimentação maior. Colocar ordem limite nestes casos pode se tornar um verdadeiro transtorno devido aos robôs que dominam o mercado e que ficam colocando uma ordem na frente da sua quase que instantaneamente. Nestes casos a melhor solução é uso de uma ordem a mercado.

diferença entre ordem limite e a ordem a mercado
Ordem Limite na Binance

Ordem de compra/venda a mercado

Este tipo de ordem é destinada para quem tem uma certa urgência na execução de sua ordem, sem querer ficar à mercê do mercado aguardando a ação do preço. A partir do momento que você envia uma ordem a mercado ela é executada imediatamente, pegando os melhores preços do livro de ordens. É o jeito mais fácil de comprar e vender de imediato.

diferença entre ordem limite e a ordem a mercado
Ordem a Mercado na Binance – note que não há campo para colocar preço.

Um erro comum para iniciantes é pensar que o último preço negociado é o que você obterá ao fazer uma ordem a mercado. O livro de ordens pode mudar significativamente desde o último preço de negociação, especialmente em pares de negociação menos populares. Então quando você executa uma ordem a mercado você não tem garantia do preço exato em que está tentando comprar ou vender. Tudo depende do que está disponível no livro de ordens no exato momento em que seu pedido está sendo executado.

Um ponto negativo das ordens a mercado é que normalmente elas possuem uma taxa maior para serem executadas, principalmente em corretoras que possuem alavancagem, como a Binance e a Bitmex.

Estas são as principais diferenças entre ordem limite e ordem a mercado, ambas têm seus objetivos e devem ser aplicadas sabiamente e de acordo com seu perfil de trader.

APRENDA A INVESTIR EM BITCOIN

Deixe seu Melhor Email Abaixo

    Nunca enviaremos Spam

    Os grandes também erram

    Existem casos no mercado em que baleias (grandes investidores) já cometeram o erro de colocar uma ordem a mercado por engano, fazendo o preço ter uma grande variação, causando assim um verdadeiro estrago no livro de ordens do ativo. Veja o exemplo que aconteceu na Bitstamp em meados de Maio de 2019.

    diferença entre ordem limite e a ordem a mercado
    Fonte: https://bitcoinist.com/bitcoin-price-flash-crash-5k-btc-dump-bitstamp/

    Neste caso, uma baleia (grande investidor), despejou 5000 BTC de uma única vez, o que fez muitos suspeitarem de um erro de colocação de ordem. O que era pra ser uma ordem limite acabou sendo uma ordem a mercado. A venda foi imediata, forçando o preço a despencar rapidamente. A ordem foi imediatamente absorvida, mais um motivo que nos leva a crer que foi um erro humano.

    2 respostas

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    onze + dez =