*Este artigo é um publipost em parceria com a NovaDAX

É de conhecimento de todos que existem muitos iniciantes entrando todos os dias no mercado de renda variável, principalmente, no mercado de criptomoedas. A maioria não sabe, ou tem dúvidas, sobre a diferença entre tipos de ordens de compra e venda, presentes nas corretoras de criptoativos no Brasil e no mundo. Essas dúvidas fazem com que, frequentemente, erros sejam cometidos – que podem custar caro.

Antes de começar a operar neste mercado é fundamental saber a diferença entre as operações, quais tipos existem e quais devem ser usadas de acordo com a circunstância.

Vamos a elas?

Ordem a Mercado (Market Order)

Este tipo de ordem é destinado para quem tem uma certa urgência na execução de sua ordem, sem querer ficar à mercê do mercado aguardando a ação do preço. É a maneira mais fácil e simplificada de comprar ou vender de imediato.

A partir do momento que enviamos uma ordem a mercado ela é executada imediatamente, pegando os melhores preços do livro de ordens.

Um erro bastante comum entre os iniciantes é acreditar que o último preço negociado é o que ele obterá ao fazer uma ordem a mercado. O livro de ordens pode alterar consideravelmente desde o último preço negociado, seja nos pares de negociação menos populares ou em pares com alto volume de negociação. Na NovaDAX, utilizando a opção de compra e venda instantânea você consegue visualizar o preço exato e a taxa equivalente antes de finalizar a operação.

Imagem da ferramenta Compra e Venda Fácil, na plataforma da NovaDAX

Um ponto negativo das ordens a mercado é que, costumeiramente, elas possuem uma taxa maior para serem executadas. Principalmente em corretoras que possuem alavancagem, tais como a Binance e a Bitmex.

Neste vídeo ensinamos como usar a ordem a mercado na plataforma da NovaDAX, através da ferramenta de compra e venda fácil. Essa é a forma mais simples e rápida de comprar e vender criptoativos instantaneamente na NovaDAX.

Vídeo Tutorial

Ordens Limitadas (Limit Order)

É uma ordem colocada no livro de compra/venda com um limite (preço) específico predeterminado pelo usuário. Quando enviamos uma ordem limite de compra ou de venda, estamos pensando em preços futuros. Por exemplo, o Bitcoin está custando hoje $5.800,00 e você quer comprar quando o preço chegar em $4.700,00. Neste caso devemos usar uma ordem limite configurada em $4.700,00. Quando o preço chegar no valor predefinido, a ordem será executada.

A desvantagem de uma ordem limite é que não há garantia de que ela seja totalmente executada (nem mesmo parcialmente executada). Nesse tipo de ordem temos que esperar o price action ocorrer e aguardar para que chegue nos preços determinados.

Outra desvantagem está na rapidez de execução da ordem, pois muitas vezes queremos comprar/vender o ativo o quanto antes. Por exemplo, após uma análise técnica vemos que o preço está à beira de uma movimentação maior ou necessitamos do dinheiro para pagar uma conta.Nesses casos, colocar ordem limite pode se tornar um verdadeiro transtorno devido aos robôs que estão presentes no mercado e que ficam colocando ordens o tempo todo. Caso preciso de rapidez na execução da ordem a solução seria o uso de uma ordem a mercado. Lembre-se de usar a ordem limite quando não estiver com pressa na sua execução. 

Imagem da plataforma da NovaDAX na ordem limitada

Na NovaDAX esse tipo de ordem fica na aba Negociação Real – Cripto e Cripto-Cripto, que leva diretamente para os livros de ofertas. No link abaixo explicamos a maneira correta de usar.

Vídeo Tutorial

Ordem Stop Limit

As ordens STOP servem para definir determinados gatilhos em determinados preços, os quais irão executar as ordens de compra ou venda, servindo tanto para limitar o prejuízo, caso as coisas forem para o lado errado, como para assegurar o lucro. São ferramentas muito úteis para um gerenciamento de risco apropriado.

Para termos uma melhor compreensão de como funciona uma ordem stop-limit, separamos em duas partes: o preço de disparo (stop price) e preço de execução (limit price). O stop price, ou disparo, é o preço definido que ativa uma limit order (ordem limitada) ou seja, nosso gatilho. É ele que define em que preço sua ordem limite será enviada para o livro de ofertas. Lembre-se: o stop price é sempre o gatilho. Já o limit price é onde colocamos o preço em que a ordem irá para o livro de ofertas.

Portanto, assim que seu disparo for atingido, sua limit order vai ser automaticamente inserida no livro de ordens.

Mas por que há uma diferença no preço STOP para o LIMIT? Essa diferença chamamos de spread e é de extrema importância saber como configurá-la. Devemos sempre prestar muita atenção na hora de preencher os campos. O ideal, é manter entre 1-2% de diferença entre as ordens, pois assim conseguimos diminuir o risco de o mercado pular sua ordem (não executar), caso estejam em valores similares ou muito próximos. Em dias de grande volatilidade no mercado isso tem grandes chances de acontecer.

Imagem da plataforma da NovaDAX na ordem Stop

Ordem Stop Loss

O Stop Loss é um termo usado para se referir a ordem Stop Limit de Venda. Um bom trader sempre tem em seu gerenciamento de risco um stop loss definido. Caso o valor do criptoativo alcance um percentual de desvalorização determinado, o trade é “stopado”.

Esse tipo de “gatilho” permite que você saia de uma posição com o mínimo aceitável de prejuízo predefinido, da maneira mais segura possível. É uma ordem muito importante e bastante usada, pois é ela que vai garantir que não se perca todo o capital investido, caso o cenário seja desfavorável.

Essa opção também é presente na plataforma da NovaDAX, na aba Negociação Real – Cripto e na aba Cripto-Cripto.

Imagem da ordem Stop de Venda na plataforma da NovaDAX

Ordem Stop de Compra

Essa ordem funciona de um jeito similar a ordem Stop Loss, porém aqui queremos comprar quando o preço do ativo ultrapassar um preço predeterminado. Este tipo de ordem é muito utilizada quando queremos deixar uma compra programada para o rompimento de uma resistência por exemplo. Desta forma não perdemos a oportunidade de lucrar caso haja uma valorização repentina.

Imagem da ordem Stop de Compra na plataforma da NovaDAX

Conclusão

Sem o conhecimento necessário sobre os tipos de ordens existentes, suas diferenças e em quais circunstâncias devem ser utilizadas, não devemos começar a operar no mercado de criptoativos ou em qualquer outro mercado. É de suma importância ter um gerenciamento de risco bem definido, usando as ordens já pré configuradas e com stop loss sempre ativado para reduzir o risco de ruína.

Por fim, vale sempre ressaltar que, a liberdade e o fato de você ser o seu próprio “banco” no mercado de criptoativos traz consigo a responsabilidade de saber custodiá-los e transacioná-los da forma correta.

E nunca se esqueça: exchange não é carteira. Deixe na corretora apenas os seus ativos que serão usados para trade, no dia-a-dia. Caso você seja um hodler, guarde numa wallet em que somente você e as pessoas de sua extrema confiança possuam as chaves privadas.

Conheça a NovaDAX em:

www.novadax.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − cinco =