*Este artigo é um publipost em parceria com a Bitzlato

Uma transação P2P (peer-to-peer/ponto a ponto) nada mais é do que uma transação sem a necessidade de um intermediário. É uma transação de qualquer tipo de dado, seja um filme via torrent, Bitcoin ou qualquer outro criptoativo, que você adquira diretamente de outra pessoa.

Infelizmente são poucos os profissionais P2P’s com boa reputação no mercado brasileiro de criptomoedas. A consequência disso é ainda encontramos mais riscos do que benefícios ao fazer esse tipo de transação por aqui. Apesar disso existem profissionais sérios, se procurados corretamente.

Se olharmos através da ótica da adoção, o que acontecerá quando ela for realmente em massa? Será que esses novos entrantes saberão separar o “joio” do “trigo” sem ajuda? É bom lembrar que as transações P2P fazem parte da essência do Bitcoin. No White Paper do Bitcoin Satoshi escreveu: “Bitcoin: A Peer-to-peer Electronic Cash System”  ou “Bitcoin: Um sistema de transação de dinheiro eletrônico ponto a ponto”. Por conta disso achamos que plataformas P2P que atuem como escrow – garantidoras na transação, terão em breve um papel muito importante no mercado de criptomoedas.

A Bitzlato é uma plataforma P2P de criptoativos que quer conquistar o mercado brasileiro, se tornando referência para quem deseja fazer transações ponto-a-ponto. Trata-se de uma empresa internacional que desenvolveu uma plataforma que combina corretora, transações P2P e processadora de pagamento. A maioria dos seus milhões de usuários estão no leste europeu, principalmente na Rússia, com um plano ambicioso de expansão para outras regiões do globo. Seus principais concorrentes são LocalBitcoins e Bisq.

Fundada por um grupo de engenheiros e desenvolvedores de softwares em 2013, a Bitzlato surgiu como ChangeBot e foi pioneira no mercado da Rússia. Nos primeiros anos a empresa se dedicou à várias frentes, entre elas estão o desenvolvimento de equipamentos para mineração, data centers próprios em vários países, hospedagem de equipamentos de clientes e mineração em nuvem. Em 2016 lançaram um robô de Telegram que funcionava como um escrow entre transações.

Graças à experiência dos seus desenvolvedores a ChangeBot construiu produtos que mostraram-se extremamente convenientes e protegidos pelos mais altos padrões tecnológicos de segurança e desenvolvimento. Em 2018 a empresa decidiu desenvolver e lançar novos produtos. Foi exatamente nessa época que, após uma minuciosa campanha de rebranding da marca, surgiu a Bitzlato, juntamente com o lançamento da sua nova plataforma.

Na Bitzlato há um sistema de proteção de transações, dando mais segurança tanto para os vendedores quanto para os compradores. Seus usuários conseguem escolher entre vários sistemas de pagamento (Visa, Mastercard, Paypal, Transferwise, Ebay, Webmoney e outros), vários bancos internacionais e nacionais (Banco do Brasil, Bradesco e outros).

Existem inúmeras maneiras de efetuar pagamentos com a nova integração da Bitzlato:

A plataforma possui números relevante de transações, com um volume de negócios superior a US$ 10.000.000 por mês. Segundo o próprio site da empresa, são mais de 1.000.000 de usuários felizes ao redor do mundo. Também é uma plataforma totalmente integrada onde o usuário pode acessar e utilizar a ferramenta de transações P2P e corretora, tudo na mesma conta.

Algumas condições especiais de negociação:

As criptomoedas embarcadas no projeto são:

A Bitzlato não cobra taxas por transações emparelhadas com a stablecoin Monolith, cuja taxa de câmbio é de 1: 1 com o rublo russo.

Conclusão

Plataformas P2Ps são ferramentas importantes para a independência da comunidade, que enxerga valor na autonomia e na descentralização. Um dos principais problemas é o baixo volume, portanto a falta de ordem de compra e de venda, que é consequência do pouco uso desse tipo de plataforma. Por isso convidamos todos os entusiastas desse mercado a avaliarem a Bitzlato, e ferramentas similares, como opções de negociação para fomentar a liquidez das negociações ponto-a-ponto.

*Escrow é um tipo de garantia prevista em contrato utilizado em negociações que envolvem alto grau de risco sendo mantida sob a custódia de uma terceira parte.

Disclaimer: A informação contida aqui é apenas para fins informativos e educativos. Nada aqui deve ser interpretado como aconselhamento jurídico, financeiro ou fiscal. O conteúdo deste artigo é unicamente a opinião do escritor, que não é um consultor financeiro licenciado ou um consultor de investimento registrado. A compra de criptomoedas apresenta um risco considerável. O autor não garante nenhum resultado em particular. Desempenho passado não indica resultados futuros. Todas as informações são destinadas à conscientização pública e são de domínio público. Esta informação não pretende difamar nenhum dos atores envolvidos, mas mostrar o que foi dito através de suas contas de mídia social. Por favor, pegue essa informação e faça sua própria pesquisa.