A barra elefante é um candle que se destaca no gráfico pelo seu expressivo tamanho, bem maior que o restante dos outros candles. Pode ser de alta ou de baixa e idealmente com poucas sombras.

Estas barras são formadas por grandes players e investidores institucionais, que tem bilhões para investir mas não podem fazer a entrada de uma só vez. Então eles decidem entrar em um dia fazendo uma barra elefante e causando muito alvoroço no mercado. Após isto, esperam o mercado se acalmar e continuam a fazer suas entradas. Muitas vezes nem esperam o mercado se acalmar, fazendo barras elefantes consecutivas.

Caso você não consiga ver uma barra elefante entre dezenas de barras, desista, é porque realmente não tem. Elas saltam aos olhos, se destacam. Caso esteja no inicio de um movimento podemos chama-las de “IGNIÇÃO“. Caso esteja no final de um movimento podemos chama-la de “EXAUSTÃO“. Quando seus olhos estiverem treinados eles vão detectar rapidamente e trazer-lhes excelentes e consistentes resultados.

Como operar uma Barra Elefante?

Este setup foi criado originalmente pelo americano Oliver Velez. Também é bastante difundido aqui no Brasil pelo mestre Palex (inclusive recomendamos seus livros e curso), qual também uso de referência neste artigo. A ideia aqui é comprar na superação da máxima da barra elefante ou vender na superação da mínima, usando o stop loss sempre no lado oposto da barra.

Existem traders que gostam também de comprar qualquer retração dentro da barra elefante, sem esperar o rompimento da máxima. Isto é mais arriscado fazer,, porém da um risco retorno melhor. Da mesma forma se for uma venda, shortar qualquer pullback dentro do range de preço da barra elefante.

Nem toda barra elefante é operável, o ideal é operar as barras que são formadas próximas ou em direção a média móvel de 21 períodos (MA21), não importa o lado.

Como projetar o alvo neste setup?

O alvo neste setup geralmente é projetado em 100% o tamanho da barra elefante. Claro que deve-se considerar que é uma projeção, gerenciamento de risco é sempre bem vindo. Suba o stop para a mínima do candle anterior a medida que eles forem se desenvolvendo, desta forma você diminui o risco e possivelmente tranca algum lucro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 14 =