Quando o assunto é o armazenamento de criptoativos, seja ele Bitcoin ou altcoin, temos que levar em consideração vários aspectos antes de escolher. O tipo de wallet precisa ser definido de acordo com o uso e com perfil do investidor. Existem várias opções disponíveis no mercado, tais como: paper wallet, brain wallet, hardware wallet, mobile wallet, desktop wallet, web wallets e etc. 

Iremos focar nos tipos de wallets mais procuradas pela maioria das pessoas. Uma paper wallet, por exemplo, por mais segura que seja, por ser offline e gratuita, apresenta desvantagens que envolvem altos riscos. Por não se tratar de uma opção amigável necessita de maior conhecimento técnico e um protocolo de segurança pessoal muito bem definido.   

O foco nesse artigo, são os tipos mais comuns e mais seguros de se usar.  São essas: as mobile wallets, hardware wallets e desktop wallets. Falaremos também, dentro desses tipos, quais são as opções mais confiáveis – na nossa humilde opinião.

PRIMEIRO PASSO OBRIGATÓRIO DE SEGURANÇA: ANOTE A SEED PHRASE /PRIVATE KEY DE SUA WALLET EM PAPEL OU PLACA DE METAL, NUNCA ARMAZENAR ONLINE . COMPARTILHE APENAS COM PESSOAS DE SUA PLENA CONFIANÇA E GUARDE EM ALGUM LOCAL SEGURO, COMO BANCO, COFRE ETC.

Qual tipo de carteira usar?

Isso depende do seu perfil de investidor. Antes de escolher o tipo de carteira, é preciso você ter bem claro a utilidade que você dará aos seus criptoativos.

Se você está comprando para fazer trade, seus ativos devem estar na corretora que melhor lhe convir. É importante atentar para o volume da corretora em questão, se ela é gerida por pessoas de confiança e se possui processos que garantem a segurança das operações.

Importante lembrar que nesse caso seus ativos estão custodiados por um terceiro, portanto você depende dele para sacar, quando esse for o seu desejo. Portanto você não possui a chave privada da carteira onde os seus ativos estão.

Por outro lado, se você está comprando para utilizar seus ativos como forma de pagamento, você deve armazená-los numa mobile wallet (carteira de celular). Nesse tipo de carteira você precisa anotar sua seed offline – sequência de 12, 18 ou 24 palavras – para restaurá-la, caso isso seja necessário.

As mobile wallets permitem rápido envio ou recebimento de ativos, por isso é o tipo de carteira ideal para o uso do dia-a-dia. Por outro lado, não é o tipo de carteira para guardar grandes valores, afinal ela está online e suscetível a ataques hacker – assim como as corretoras.

Por fim, caso você esteja adquirindo para o longo prazo, a recomendação é a utilização de hardware wallets. Essas estão offline, portanto são dispositivos mais seguros. Assim como as mobile wallets, às hardware wallets possuem seeds que também devem ser anotadas offline, caso seu dispositivo apresente qualquer tipo de problema.

Se você possui valores muito altos, ou não pretende movimentar seus ativos no curto prazo essa é, sem sombra de dúvidas, a melhor opção. 

Mobile Wallets

Entre as mobile wallets existem dois tipos principais. A primeira delas são aquelas pensadas exclusivamente para o armazenamento de Bitcoin. Isso faz sentido já que o Bitcoin é o ativo de maior valor, o mais transacionado e aquele detentor de maior força computacional para a confirmação de transações. As carteiras mistas, são bem comuns e versáteis para os usuários, pois elas armazenam uma variedade ativos tudo na mesma carteira, tais como BTC, LTC, ETH, BNB, TRON e vários tokens ERC-20. Outro tipo bem comum são as carteiras ERC-20, que armazenam todos os ativos criados a partir da blockchain do Ethereum – inclusive o próprio token do Ethereum (Ether/ETH), que funciona como combustível para toda e qualquer transação. Outro tipo são aquelas dedicadas à blockchains específicas, como é o caso da Cardano (Yoroi) e da Waves por exemplo.

Vantagens:

·         Transportável e útil;

·         Ideal ao fazer transações cara a cara, ao vivo e a cores;

·         Projetado para usar QR codes;

·         Transações rápidas e fáceis.

Desvantagens:

·         Susceptíveis a hackers por estarem online;

·         Dano ou perda do dispositivo pode potencialmente levar à perda de fundos, caso você não tenha anotado corretamente a seed.

Carteiras Mobile Exclusivas para Bitcoin

Samourai Wallet – Disponível apenas para Android, a Samourai é moderna, segura, open source (código aberto) e que tem a privacidade como uma de suas maiores vantagens.  A carteira já vem com o TOR integrado (software livre e de código aberto que proporciona a comunicação anônima e segura ao navegar na Internet e em atividades online, protegendo contra a censura e principalmente a privacidade), SegWit (atualização da rede de bitcoin que ajuda a manter as taxas dos mineradores mais baixas durante as transações).

A Samourai tem como modelo de negócio a venda de serviços de privacidade. Eles disponibilizam a carteira gratuitamente e disponibilizam ótimas ferramentas focadas em privacidade. Algumas dessas são liberadas para uso mediante pagamento. As ferramentas possuem um custo pequeno em relação aos benefícios, aí vão algumas delas:

Endereço Segwit disponível 

SITE OFICIAL: https://samouraiwallet.com/

Electrum – Criada em 2011 pelo cientista alemão Thomas Voegtlin, a Electrum é uma das carteiras de Bitcoin mais antigas do mercado, processando aproximadamente 10% de todas as transações de Bitcoin. É uma carteira para desktop (Windows, Linux e Mac) e celular (android apenas). Desde a sua criação, vários desenvolvedores fizeram contribuições ao seu código-fonte, por se tratar de código aberto.  

Endereço Segwit disponível 

SITE OFICIAL: https://electrum.org/

Mycelium – A Mycelium é uma empresa do mercado de bitcoin altamente integrada, especializada em hardware, software e segurança. A empresa possui recursos de segurança de nível corporativo, incluindo segurança HD e extensas opções de backup para proteger chaves privadas. Apoiada por uma grande equipe de desenvolvedores que está sempre inovando. Algumas de suas vantagens são:  possuir código fonte aberto, integração com hardwallets como Trezor/Ledger Nano, oferecer vários tipos de contas e rápida conexão com a rede do Bitcoin. Suas desvantagens é que pode não ser ideal para iniciantes e o serviço de atendimento ao cliente nem sempre responde com rapidez e eficácia.

Endereço Segwit disponível 

SITE OFICIAL: https://wallet.mycelium.com/

Carteiras Mobile Mistas 

Edge Wallet – Com mais de 25 criptoativos embarcados possui bom nível de privacidade, segurança e descentralização (código fonte aberto). As carteiras da Edge são sempre automaticamente criptografadas e armazenadas em backup (um dos pontos fracos, pois eles retêm uma cópia criptografada da sua carteira). Isso significa que seus bitcoins podem ser roubados se você não usar uma senha bem forte e/ou o serviço for comprometido/hackeado. Disponibilizadas nas versões Android e iOS.

Endereço Segwit disponível 

SITE OFICIAL: https://edge.app/

Exodus Wallet – A Exodus é uma das carteiras mais recentes e bem populares no mercado de criptoativos. Bem intuitiva, possui uma interface de moderna e amigável. A Exodus suporta variados tipos de criptomoedas (mais de 55 segundo o próprio site) e possui uma integração bastante inteligente com a Shapeshift (serviço de trocas de moedas simples de usar). Foi totalmente pensada para os iniciantes. Uma boa vantagem é que dá para manter quase todos os seus criptoativos em um só lugar, facilitando a negociação e o controle. Possui um ótimo suporte ao cliente e tem ajuste automático de taxa. Uma das desvantagens é que seu código fonte não é 100% aberto.

Endereço Segwit disponível 

SITE OFICIAL: https://www.exodus.io/mobile

Bread Wallet (BRD) – A Bread tem seu código fonte aberto e permite ao usuário o controle total sobre suas chaves privadas. É considerada por muitos a melhor carteira mobile para o sistema iOS, mas também tem versão para Android. Seu design é moderno, é intuitiva e de fácil uso, fazendo com que a experiência do usuário seja a melhor possível. Suporta Bitcoin, Bitcoin Cash, Ethereum e todos os tokens nativos ERC-20 (incluindo o token nativo da carteira BRD).

Endereço Segwit disponível 

SITE OFICIAL: https://brd.com/

Enjin Wallet – A carteira Enjin, apesar de ser predominantemente ERC-20, também é considerada mista, já que aceita ativos como Bitcoin, Litecoin e Bnb. Por ser ERC-20, há necessidade de ter o token do Ethereum (ether/ETH), que funciona como combustível para a execução das transações.

Trata-se de uma ferramenta extremamente intuitiva (ótima experiência ao usuário) e que possui diversos outros atributos que a tornam muito mais interessante do que as carteiras comuns. Alguns desses atributos são:

– Aba Colecionáveis: aqui você tem uma carteira de itens colecionáveis, formato ERC-1155. Existem itens que são pura arte, criados pela comunidade, mas principalmente itens de jogos, que são construídos a partir da sua plataforma para criação de games e que são comercializados entre jogadores;

– Aba Marketplace: aqui é onde os itens criados pela comunidade ou pelos criadores de jogos são comercializados em formato marketplace. Ou seja, se você possui itens você pode colocá-los à venda, à disposição daqueles que quiserem comprar;

– Aba Troca: aqui existem ferramentas embarcadas como a Changelly, Kyber e a Bancor por exemplo, que permitem a troca instantânea de ativos. Importante frisar que essas ferramentas de troca instantânea funcionam quase que exclusivamente com ativos do tipo ERC-20. Ou seja, se você deseja trocar ZRX por LINK, você consegue fazer isso de maneira direta, sem precisar trocar uma delas por ETH para comprar a outra. Observação: apenas a Changelly oferece a troca de bitcoin por outros criptoativos dentro da carteira – até o presente momento.

– Aba Ler Código QR: essa é uma ferramenta simples de leitura de QR Code, que serve especialmente para a leitura de QR Codes lançados por plataformas de jogos, que fazem distribuição de ativos (airdrops) de maneira bastante recorrente, premiando a comunidade mais ativa. Um adendo dessa tecnologia é a Enjin Beam, que permite a leitura de QR code através de uma imagem upada para o celular, facilitando dessa forma o compartilhamento de QR Codes.

Não possui código aberto e não possui segwit

SITE OFICIAL: https://enjin.io/products/wallet

Trust Wallet – A Trust Wallet possui o código fonte aberto e foi comprada pela Binance (maior exchange em volume no mundo) em julho de 2018. Na App Store e no Google Play a carteira é classificada com uma nota de 4,7 de um total de 5 – uma boa nota tornando-a uma das mais populares e procuradas do mercado. Compatível com Bitcoin (BTC), Binance Coin (BNB e  rede BEP2)   Bitcoin Cash (BCH), Dash, Ethereum (ETH),Ripple (XRP), Ethereum Classic (ETC), GoChain (GO), ICON (ICX), Litecoin (LTC), Tron (TRX), VeChain (VET/VTHO), Wanchain (WAN), XRP, ZCash (ZEC), and Zcoin (XZC) e quase todos os tipos de tokens ERC-20, o que é muito útil para os usuários que participaram de diferentes ICOs (Initial Coin Offerings). 

Oferece aos usuários o controle total sobre suas chaves privadas e preserva completamente o anonimato.  A carteira está integrada a exchanges como Coinbase, Shapeshift e também Changelly, facilitando a compra instantânea de ativos pelos usuários.

Os tokens de aplicativos descentralizados podem ser adicionados na seção “DApps”. Possui várias funções e acessos embarcados dentro da wallet e estão subdivididos em: new dApps, populares, exchanges, jogos, market place, redes sociais, aplicativos de utilidade.

A Trust é muito fácil de usar, adequada para uso no dia-a-dia, bem intuitiva e ágil, pois todas as informações são carregadas de imediato. 

Disponível para Android e iOS.

Endereço Segwit disponível. 

SITE OFICIAL: https://trustwallet.com/

Coinomi Wallet – Uma das carteiras mais antigas do mercado (2014), não possui código de fonte aberto, mas foca bastante na privacidade do usuário. Suporta uma variedade bem grande de criptoativos, sendo que os principais são: Bitcoin, Ethereum, Ripple, Litecoin, Monero, Dash, Bitcoin Cash, Theter, USDC, entre outros. Muito útil para os usuários que participaram de diferentes ICOs. Ótima carteira para guardar pequenos valores, ela facilita muito o usuário que quer conhecer e testar diferentes tipos de criptomoedas. Há também a opção de troca dentro da própria carteira. A Coinomi não coleta nenhuma informação pessoal e oculta o endereço IP dos usuários para impedir que alguém espie os padrões ou transações de uso da carteira. É uma carteira bem intuitiva e de fácil uso. 

Disponível para Android e iOS.

Endereço Segwit disponível 

SITE OFICIAL: https://www.coinomi.com/ 

Desktop Wallets

Desktop wallets são softwares os quais armazenam suas chaves privadas no HD do seu computador, permitindo assim um controle total seus fundos. No entanto, para manter seus bitcoins em segurança, você deve garantir que seu computador esteja livre de vírus, spywares, malwares, uma conexão VPN entre outros cyber cuidados. Nunca se esqueça de fazer o backup de sua seed em um local seguro, assim como em qualquer tipo de wallet.

Exemplos: 

Hardware Wallets

Trata-se da maneira de armazenamento mais segura por ser offline, portanto menos acessível à ataques hackers. Por isso são consideradas wallets de segurança máxima. Quando o investimento é para o longo prazo, sem dúvida a principal opção.

São duas as hardware wallets mais populares. A primeira delas é a Ledger, que possui algumas variações de modelos. A segunda é a Trezor, que assim como a Ledger tem variações de modelos. Essas variações (cores e visores) tem basicamente a mesma função principal: armazenam endereços privados de maneira offline e que demandam um acesso físico para ter o acesso a esse endereço. Isso faz com que esse tipo de dispositivo seja aquele recomendado para guardar valores mais altos e/ou valores que não pretendem movimentação recorrente. Segundo Andreas Antonopoulos (lendário evangelizador de bitcoin),  as carteiras físicas são a melhor solução de armazenamento para as pessoas comuns. Em suas palavras: “I’ll go on the record and say the Hardware Wallets are better than software and paper wallets for all except a handful of opsec/infosec experts. Security isn’t about absolutes. It’s all relative and complexity/operator skill are of the utmost importance.” Traduzindo: “Irei registrar e dizer que as carteiras de hardware são melhores que as carteiras de software e papel para todos, exceto um punhado de especialistas em opsec / infosec. Segurança não é absoluta. É tudo relativo e a complexidade / habilidade do operador são de extrema importância.”

TREZOR

A Trezor é uma das mais antigas hardware wallets do mercado, já foi muito bem testada, suporta uma ampla variedade de criptomoedas e possui um preço acessível. A empresa por trás da TREZOR (Satoshi Labs) é considerada uma das pioneiras na indústria de Bitcoin e Criptoativos. Contém medidas de segurança adicionais, tais como códigos PIN e senhas, que tornam essa carteira o mais próximo possível de “a prova hacks”. Possui dois modelos: Trezor One  e Trezor T

Código Fonte aberto: Isso significa que qualquer desenvolvedor no mundo pode auditar o código e garantir que o software final não oculte segredos.

Endereço Segwit disponível 

Para saber as principais diferenças entre os modelos ONE e T, sugerimos a leitura desse Review publicado no blog do revendedor autorizado da Trezor no Brasil: https://www.kriptobr.com/review-trezor-one-vs-trezor-modelo-t/

SITE OFICIAL: https://trezor.io/

LEDGER

A Ledger fornece o mais alto nível de segurança. Seus produtos combinam um elemento seguro e um sistema operacional projetado especificamente para proteger os criptoativos, permitindo o controle total das chaves privadas. No passado recente, a empresa Ledger conquistou o primeiro lugar como um dos melhores produtores de hardware wallets. Possui 2 modelos: Ledger NanoS e Ledger NanoX.

Principais características:

Ambas se conectam a iOS, Android e computadores desktop;

Ambas suportam as mesmas moedas.

A Nano X possui uma tela um pouco maior e se conecta via bluetooth.

Não possui código fonte aberto, mas a Ledger executa seu próprio firmware em aplicativos de código aberto. Em eletrônica e computação, firmware é uma classe específica de software de computador que fornece controle para o hardware específico do dispositivo.

Endereço Segwit disponível 

SITE OFICIAL: https://www.ledger.com/

Antes de adquirir uma hardware wallet, levem em consideração o valor das criptomoedas a serem guardadas, afim de justificar o investimento.

Isenção de responsabilidade: Utilize essas informações como referencial e como base de estudo.

Não podemos garantir o funcionamento e a segurança de cada um dos softwares e hardwares contidos nesse artigo.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − 3 =