Quando o assunto é tipos de endereços do Bitcoin, uma enxurrada de dúvidas vem à tona em todas nossas redes sociais, não só para os iniciantes como também para quem já está a mais tempo no mercado. Com o crescente aumento da popularização do Bitcoin, muitas pessoas têm buscado cada vez mais informações relevantes para entender melhor sobre as características inerentes a esse ativo.

O intuito desse artigo é desmistificar de uma vez por todas os três tipos de endereços que podemos usar para receber ou enviar bitcoins, seja para uma wallet ou até mesmo para uma Exchange.

Quais os tipos de endereços do Bitcoin?

Existem três formatos de endereço Bitcoin Core: P2PKH, P2SH e bech32. Tenha muita atenção pois existem apenas um pequeno número de provedores de serviço suportando todos eles. Há uma boa chance de sua wallet ou exchange preferida não suportar pelo menos um desses formatos. Você tem que ter atenção redobrada na hora de fazer a transferência de fundos, pois se estiver tentando fazer uma transação em uma plataforma de terceiros e ela estiver sendo rejeitada devido à compatibilidade, provavelmente você está usando o endereço errado.

P2PKH – Pay-to-Pubkey Hash 

Esse é o primeiro endereço de Bitcoin criado e é usado até hoje, o original mesmo. Chamado de endereço Legacy (Legado), ele começa sempre com o número 1.

ex: 1PvPOdEYstMbpqTRn8Au3m3HEg7xJbECS3

Esse formato tende a ter taxas de transação mais altas do que os outros dois, pois não usa a atualização do SegWit e não pode se comunicar com endereços Bech32 (segwit nativo)

P2SH – Pay to Script Hash

Trata-se de um formato de endereço de compatibilidade, permitindo funcionalidades mais elaboradas do que os endereços legacy. Comumente usado para endereços multisig, que podem especificar, por exemplo, que várias assinaturas digitais são necessárias para autorizar a transação. É como se fosse a ligação entre endereços Legacy e Bech32 (segwit nativos). Começam sempre com o número 3.

ex: 3G45p1GpEZ75NNmQvaicnyyiWrnqDhDMJi

Esse tipo de endereço é amplamente suportado por corretoras/wallets e pode ser usado para enviar fundos para endereços P2PKH e bech32.

BECH 32 (Segwit Nativos)

SegWit ou Segregated Witness (Testemunha Segregada), é um BIP (Bitcoin Improvement Protocol) super importante do Bitcoin. Teve como objetivo sanar os problemas relacionados a maleabilidade de transações, aumentar a capacidade máxima do bloco e implementar recursos necessários para o suporte a outras aplicações como a Lightning Network. O uso do Segwit pode reduzir e muito as taxas por transação. Algumas wallets e exchanges ainda não suportam esse formato. Começam sempre com “bc1”.

ex: bc1qeu0srtr7zfqoi7l879lydnw8re47gtzzwe5pot

Atualmente, poucos BTC’s são armazenados em endereços bech32, embora esse número esteja aumentando a cada dia que passa.

APRENDA A INVESTIR EM BITCOIN

Deixe seu Melhor Email Abaixo

    Nunca enviaremos Spam

    Quais Wallets são compatíveis com os três endereços?

    Essas são algumas wallets que aceitam os três endereços:

    Para maiores informações, temos um artigo completo sobre wallets.

    Disclaimer: A informação contida aqui é apenas para fins informativos e educativos. Nada aqui deve ser interpretado como aconselhamento jurídico, financeiro ou fiscal. O conteúdo deste artigo é unicamente a opinião do escritor, que não é um consultor financeiro licenciado ou um consultor de investimento registrado. A compra de criptomoedas apresenta um risco considerável. O autor não garante nenhum resultado em particular. Desempenho passado não indica resultados futuros. Todas as informações são destinadas à conscientização pública e são de domínio público. Esta informação não pretende difamar nenhum dos atores envolvidos, mas mostrar o que foi dito através de suas contas de mídia social. Por favor, pegue essa informação e faça sua própria pesquisa.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    16 − doze =