Mas o que é Blockchain ?
É um tipo de Base de Dados Distribuída (descentralizada e extremamente eficiente), que guarda um livro público de registro de transações permanente e à prova de violação, uma vez registrado na rede, os dados ficam imutáveis. A blockchain resolveu o principal problema que outros projetos de moedas criptografadas apresentavam, o gasto duplo, pois para validar uma transação na rede, todos os nós que a compõem precisam aprovar este novo bloco.
- Criado em 2008 por Satoshi Nakamoto devido à crise Imobiliária Americana e o Sub Prime.
- O Bitcoin não possui dono, entidade ou empresa que o controle. É um meio de troca descentralizado;
- Não necessita de intermediários, é anônimo e não vincula pessoas à carteiras;
- Se utiliza da tecnologia de blockchain e da criptografia para assegurar a validade das transações e a criação de novas unidades da moeda;
- É a criptomoeda nº1 e considerada o ouro digital;
- Lastreado no poder computacional da rede (energia elétrica)
- Código Genial, recompensa os validadores (mineradores) por “emprestarem” essa força computacional e validar as transações na rede, com nada mais nada menos que: Bitcoins.
Como é formado o preço do Bitcoin?
O preço de qualquer ativo em negociação em bolsa é formado pela oferta x demanda, ou seja, é o mercado que decide o preço do ativo de acordo com o número de compradores X o número de vendedores. O preço sobe quando há mais compradores e desce quando há mais vendedores.
No caso do Bitcoin não é diferente. A única diferença, por enquanto, é que não existe um órgão regulamentador que faz com que o preço do Bitcoin seja igual em todas as corretoras. Isso faz com que o preço do Bitcoin varie de corretora por corretora, permitindo que traders com mais experiência, consigam fazer operações de arbitragem (comprar Bitcoin em uma corretora onde está mais barato e vender onde está mais caro).