Para o órgão, a perspectiva para a economia é de grande incerteza, uma vez que a pandemia de COVID-19 desencadeou fortes danos à saúde, ao emprego e ao bem-estar das pessoas, sendo uma das mais graves crises do nosso século.
A OCDE projetou dois cenários: Um com uma segunda onda de infecções antes do final do ano, que levaria a um retorno dos lockdowns, em que a produção mundial despencaria 7,6% neste ano antes de subir de volta 2,8% em 2021 e que dobraria para quase 10% a taxa de desemprego dos países-membros da OCDE, com uma pequena recuperação em 2021.
Já em um segundo cenário, em que uma nova onda de infecções é evitada, a atividade econômica global cairia 6% em 2020 e a taxa de desemprego dos países da OCDE saltaria para 9,4%. Para se ter uma ideia, em dezembro de 2019 essa projeção era de 5,4%.
Com ou sem uma segunda onda, as consequências para a economia serão graves e irão durar ainda por muito tempo, com as perdas de receitas superando a de todas as recessões anteriores dos últimos 100 anos, exceto períodos de guerra, com uma queda no padrão de vida e 5 anos de crescimento de renda perdidos até 2021, trazendo consequências para populações, empresas e governos.
Para o PIB do Brasil, a expectativa é de uma queda de 7,4% e 9,1%, caso venha acontecer uma segunda onda de contaminação pelo COVID-19.
Disclaimer: A informação contida aqui é apenas para fins informativos e educativos. Nada aqui deve ser interpretado como aconselhamento jurídico, financeiro ou fiscal. O conteúdo deste artigo é unicamente a opinião do escritor, que não é um consultor financeiro licenciado ou um consultor de investimento registrado. A compra de criptomoedas apresenta um risco considerável. O autor não garante nenhum resultado em particular. Desempenho passado não indica resultados futuros. Todas as informações são destinadas à conscientização pública e são de domínio público. Esta informação não pretende difamar nenhum dos atores envolvidos, mas mostrar o que foi dito através de suas contas de mídia social. Por favor, pegue essa informação e faça sua própria pesquisa.