Questões ligadas ao marketing e à divulgação de um projeto impactam bastante a possibilidade de adoção e consequentemente a valorização do preço e sucesso de um projeto na criptoeconomia. Porém existe outra característica muito importante, o desenvolvimento e a evolução técnica.
Acompanhar e analisar a atividade de desenvolvedores é uma importante métrica na busca pela compreensão da saúde e evolução de um projeto no qual se cogita investir, pois a junção de uma atividade técnica frequente e uma comunidade engajada resultam em mais segurança, força e mais chances de sobrevivência à proposta.
Por meio do GitHub, que conta com mais de 36 milhões de usuários e abriga mais de 100 milhões de projetos, é possível acompanhar essa dinâmica.
No site Criptomisso, uma ferramenta muito útil nesse processo, é disponibilizado um ranking com os projetos que tiveram mais inserções de novos códigos nos últimos 12 meses.
A Lisk está em primeiro lugar no ranking atualmente, com 4.348 inserções de códigos e 64 contribuidores.
Em seguida, as plataformas com mais commits nos últimos 12 meses são:
- Chainlink (LINK)
- Aelf (ELF)
- Zeusshield (ZSC)
- Holo (HOT)
- Bitcoin (BTC)
- Storj (STORJ)
- Raiden Network Token (RDN)
- Pivix (PIVX)
- Tron (TRX)
Histórico de commits (revisões ou alterações) no GitHub das 149 criptomoedas com base no repositório (pastas dos projetos com o histórico das revisões) mais popular:
Acompanhar essa métrica é importante para conhecer e identificar os projetos com maior potencial de crescimento, pois uma iniciativa com um bom nível de atividade de desenvolvedores pode atribuir maior credibilidade, autenticidade e reputação.
Projetos com pouca atividade da comunidade podem sinalizar falta de avanço ou ser um já consolidado e quase perfeito, que não requer mais trabalho, o que é uma raridade no mundo dos criptoativos.
Lembrando que os projetos têm diferentes estágios de desenvolvimento, alguns mais antigos têm menos atualizações do que os mais recentes.
Esses requisitos podem ser utilizados no arsenal de indicadores à disposição do investidor no processo de avaliação de um investimento.
Blockchain no GitHub
Uma pesquisa da Deloitte permite alguns insights sobre o desenvolvimento da blockchain na plataforma GitHub.
O código principal que suporta o Bitcoin foi publicado em abril de 2009. Desde então, o número de projetos no GitHub relacionado à blockchain aumentou significativamente, com média de mais de 8.600 novos projetos por ano. Somente em 2016 haviam quase 27.000 novos projetos.
Os principais desenvolvedores de blockchain que contribuem no GitHub residem na América do Norte ou Europa, sendo São Francisco o local de maior concentração.
Neste gráfico, disponibilizado pelo CryptoDiffer, estão os projetos com maiores médias diárias de atividade de desenvolvedores, com dados referentes a 8 de junho deste ano.
Cardano é o projeto no qual os desenvolvedores estão mais ativos.
E se você busca estar por dentro das atualizações de tudo o que diz respeito aos projetos nos quais você investe ou está de olho para investir, é importante saber onde a comunidade está presente, para buscar interação com outros membros.
A maior parte das comunidades está ativamente nas grandes redes sociais. Em 2019, as cinco maiores, com mais usuários, foram:
- Facebook – 2.4 bi
- YouTube – 2.0 bi
- WhatsApp – 1.6 bi
- Facebook Messenger – 1.3 bi
- WeChat – 1.1 bi
O Coinzilla fez um levantamento e constatou que os cinco canais de comunicação mais utilizados pela comunidade cripto são:
Twitter (92,8%), Facebook (73%), Telegram (67,9%), LinkedIn (42,1%) e Medium (41.2%)
Participar ativamente das comunidades envolvidas nos projetos que você investe, buscando contribuir positivamente, é primordial na construção de um ecossistema forte para os criptoativos.
Se você ainda não sabe como investir em Bitcoin de maneira segura, faça o download do nosso Ebook GRATUITO, onde damos dicas valiosas de como maximizar seus ganhos diminuindo o seu risco.
Disclaimer: A informação contida aqui é apenas para fins informativos e educativos. Nada aqui deve ser interpretado como aconselhamento jurídico, financeiro ou fiscal. O conteúdo deste artigo é unicamente a opinião do escritor, que não é um consultor financeiro licenciado ou um consultor de investimento registrado. A compra de criptomoedas apresenta um risco considerável. O autor não garante nenhum resultado em particular. Desempenho passado não indica resultados futuros. Todas as informações são destinadas à conscientização pública e são de domínio público. Esta informação não pretende difamar nenhum dos atores envolvidos, mas mostrar o que foi dito através de suas contas de mídia social. Por favor, pegue essa informação e faça sua própria pesquisa.